ENAP – Didática para Facilitação de Aulas Remotas, curso online

Didática para Facilitação de Aulas Remotas, curso online

Esse curso foi desenvolvido para você, professor ou coordenador pedagógico, que quer aprender o jeito Enap de planejar e ministrar aulas remotas.

Público Alvo

Servidores públicos que desejam adquirir competências para atuar como facilitadores de aprendizagem por meio de plataformas de transmissão, aplicando a base didático-pedagógica utilizada pela Enap.

Objetivos de Aprendizagem

objetivo geral do curso é preparar os servidores públicos para a aplicação de métodos e procedimentos didáticos em cursos e programas de capacitação transmitidos em plataformas digitais, considerando os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos, o modelo andragógico Knowles e a concepção de aprendizagem experiencial de Kolb para práticas educacionais ativas.

Ao final do curso, o participante poderá ser capaz de:

  • Caracterizar o processo de aprendizagem interativa à distância, relacionando com o contexto atual;
  • Analisar as condições de aprendizagem dos adultos e suas implicações para o processo de ensino‐aprendizagem em ambientes de interação síncronas e assíncrona;
  • Apontar oportunidades de melhoria em processos de aprendizagem com interação síncrona, a partir dos os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos;
  • Reconhecer a importância da teoria de aprendizagem experiencial de Kolb para a facilitação da aprendizagem, identificando estratégias de ensino que estimulem os diversos estilos de aprendizagem;
  • Identificar a relevância do enfoque sistêmico para o desenho instrucional de uma capacitação em ambientes de aprendizagem ativa; 
  • Aplicar os fundamentos e princípios da educação de adultos no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem, apontando os benefícios dos processos de aprendizagem com interação síncrona;
  • Reconhecer o papel das estratégias e das técnicas de ensino para o alcance dos objetivos de aprendizagem e a consequente efetividade do processo de ensino;
  • Adotar estratégias de ensino, técnicas de ensino e recursos didáticos para transmissão de aulas online, que favoreçam a participação ativa e a postura reflexiva dos aprendizes adultos; 
  • Diferenciar as diferentes fases de um sistema de avaliação, reconhecendo-a como processo contínuo nas capacitações que utilizam o modelo de transmissão; e
  • Aprimorar a prática de facilitar a aprendizagem pela observação crítica de sua atuação como facilitador.

Metodologia

  • Exposições dialogadas;
  • Exercícios individuais e em grupos;
  • Apresentação de miniaulas.

Principais Tópicos

  • Educação de adultos: fundamentos teóricos aplicados a facilitação de aulas remotas;
  • Teoria de aprendizagem experiencial de Kolb;
  • Organização e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem: planejamento de atividades para ambientes síncronos e assíncronos;
  • Elaboração de objetivos de aprendizagem;
  • Estratégias e técnicas de ensino para facilitação de aulas remotas;
  • Melhores práticas no uso de recursos didáticos aplicáveis em ambiente virtual;
  • Relação professor-aluno: delimitação de responsabilidades dos diferentes atores na facilitação de aulas remotas.
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