Didática para Facilitação de Aulas Remotas, curso online
Esse curso foi desenvolvido para você, professor ou coordenador pedagógico, que quer aprender o jeito Enap de planejar e ministrar aulas remotas.
Público Alvo
Servidores públicos que desejam adquirir competências para atuar como facilitadores de aprendizagem por meio de plataformas de transmissão, aplicando a base didático-pedagógica utilizada pela Enap.
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo geral do curso é preparar os servidores públicos para a aplicação de métodos e procedimentos didáticos em cursos e programas de capacitação transmitidos em plataformas digitais, considerando os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos, o modelo andragógico Knowles e a concepção de aprendizagem experiencial de Kolb para práticas educacionais ativas.
Ao final do curso, o participante poderá ser capaz de:
- Caracterizar o processo de aprendizagem interativa à distância, relacionando com o contexto atual;
- Analisar as condições de aprendizagem dos adultos e suas implicações para o processo de ensino‐aprendizagem em ambientes de interação síncronas e assíncrona;
- Apontar oportunidades de melhoria em processos de aprendizagem com interação síncrona, a partir dos os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos;
- Reconhecer a importância da teoria de aprendizagem experiencial de Kolb para a facilitação da aprendizagem, identificando estratégias de ensino que estimulem os diversos estilos de aprendizagem;
- Identificar a relevância do enfoque sistêmico para o desenho instrucional de uma capacitação em ambientes de aprendizagem ativa;
- Aplicar os fundamentos e princípios da educação de adultos no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem, apontando os benefícios dos processos de aprendizagem com interação síncrona;
- Reconhecer o papel das estratégias e das técnicas de ensino para o alcance dos objetivos de aprendizagem e a consequente efetividade do processo de ensino;
- Adotar estratégias de ensino, técnicas de ensino e recursos didáticos para transmissão de aulas online, que favoreçam a participação ativa e a postura reflexiva dos aprendizes adultos;
- Diferenciar as diferentes fases de um sistema de avaliação, reconhecendo-a como processo contínuo nas capacitações que utilizam o modelo de transmissão; e
- Aprimorar a prática de facilitar a aprendizagem pela observação crítica de sua atuação como facilitador.
Metodologia
- Exposições dialogadas;
- Exercícios individuais e em grupos;
- Apresentação de miniaulas.
Principais Tópicos
- Educação de adultos: fundamentos teóricos aplicados a facilitação de aulas remotas;
- Teoria de aprendizagem experiencial de Kolb;
- Organização e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem: planejamento de atividades para ambientes síncronos e assíncronos;
- Elaboração de objetivos de aprendizagem;
- Estratégias e técnicas de ensino para facilitação de aulas remotas;
- Melhores práticas no uso de recursos didáticos aplicáveis em ambiente virtual;
- Relação professor-aluno: delimitação de responsabilidades dos diferentes atores na facilitação de aulas remotas.